23 janeiro, 2024

Lançamento LEVOIR: A Árvore Despida

Hoje é o dia da LEVOIR. Para além da edição do primeiro volume da nova colecção de adaptação dos clássicos portugueses para banda desenhada, conforme já aqui tinha falado aquando da sua apresentação, a editora lança hoje para as livrarias mais duas obras, a primeira das quais que trago aqui hoje, é este A ÁRVORE DESPIDA da coreana Keum Suk Gendry-Kim.
 
Esta autora  passa num espaço de poucos meses de perfeita desconhecida da grande maioria dos leitores portugueses para uma autora com três obras publicadas. Recordo que a Levoir editou o seu livro ALEXANDRA KIM - FILHA DA SIBÉRIA, uma biografia gráfica de um uma revolucionária a activista política que pagou com a própria a vida a defesa dos seus ideais, integrado na sétima série da colecção Novela Gráfica, e a editora IGUANA publicou A ESPERA, um retrato gráfico da trágica experiência dos refugiados coreanos.
 
E surge agora A ÁRVORE DESPIDA. Inspirado numa história verídica, The Naked Tree é adaptado de uma obra de culto da literatura coreana. Um romance gráfico de cortar a respiração retrata, com grande delicadeza e modéstia as perturbações profundas e por vezes invisíveis causadas pela guerra.
 
A ÁRVORE DESPIDA 
Em 1950, quando rebentou a guerra da Coreia, Kyung era uma jovem de vinte anos. Vivia em Seul com a sua mãe. Para sobreviver, trabalhava como vendedora numa loja frequentada por soldados americanos. Um dia, conhece Ok Heedo, um pintor que tinha fugido do norte do país e que trabalhava em retratos encomendados pelos GI’s para alimentar a família. Kyung apaixona-se imediatamente por este homem tocada pela sua diferença e pelo seu talento. Acima de tudo, este amor ajuda-a a esquecer a terrível tragédia que acaba de atingir a sua família... Infelizmente, Ok Heedo é casado. Muitos anos mais tarde, visita uma exposição póstuma dedicada a este pintor. O passado obscuro que ela julgava adormecido ressurge de repente. Kyung começa a escrever a sua história para se reconciliar com os fantasmas que a perseguem. 
 
Chamo só aqui a atenção que o PVP indicado não é uma gralha, é "puxado" mas por outro lado estamos aqui a falar de um obra com mais de 300 páginas.
 
Ficha técnica:
A Árvore Despida
De Keum Suk Gendry-Kim
Capa dura, formato 190x280mm, p/b, 328 páginas.
ISBN 9789896829278
PVP: € 28,90
Edição LEVOIR

2 comentários:

Antonio disse...

Boas Nuno, quando analisar a obra, por favor comente sobre a qualidade do papel (espessura, gramagem, brilho). Com a Levoir todo o cuidado é pouco… Obrigado.

Nuno disse...

Olá António, eu não tenho este livro. E atendendo à temática e ao sobretudo ao preço não será uma prioridade para mim nos próximos tempos. Da mesma autora li A Espera (ed. Iguana) e achei-o apenas interessante na história com um desenho simples que não cativa. Confesso não perceber o entusiasmo das editoras com esta autora, mas deve ser problema meu. Boas leituras.