04 abril, 2024

Lançamento BERTRAND: Utopia

Uma viagem no tempo é a proposta de leitura da editora BERTRAND, com o lançamento da obra UTOPIA, que chega hoje às livrarias. Uma novela gráfica da autoria da portuguesa Raquel Varela, historiadora e professora, e do brasileiro Robson Vilalba, ilustrador e sociólogo, que retrata os tempos antes, durante e pós-Revolução dos Cravos.

José é o grande protagonista desta obra que traz uma perspetiva invulgar sobre o que foi ser jovem no final do Estado Novo e em plena revolução. A história, ficcionada, tem muito da verdade.

«Naquele dia, a população ofereceu aos soldados que ali estavam café, leite… E cravos! Depois, vimos que muita malta começou a pôr os cravos nos canos das espingardas ou a usá-los na roupa. (...) Tinha chegado, finalmente, o Dia da Liberdade!»

UTOPIA
José é um jovem da periferia de Lisboa em plena década de 1960, que assiste aos anos finais do Estado Novo, vendo os pais dos seus amigos embarcarem para a guerra em África, e tomando contacto com as ideias políticas e intelectuais, os livros, a música e os filmes vindos de fora do país, muitas vezes clandestinamente. Ao longo dos seus anos de juventude, verá o desenvolvimento da luta antifascista, a opressão, o papel da música de intervenção, o festival de Vilar de Mouros e a queda do regime em 1974. Após o 25 de Abril, integrará os sectores mais ativos da esquerda militar, personificando o radicalismo, a desobediência e a intervenção revolucionária que, de alguma maneira, caracterizaram o período que ficou conhecido como PREC. 
 
Ficha técnica:
Utopia
De Raquel Varela e Robson Vilalba
Capa mole, formato 18x25,4 cm, p/b, 176 páginas.
ISBN: 9789722543514
PVP: € 19,90
Edição BERTRAND EDITORA
 

Sem comentários: