Este mês temos mais um par de novidades por parte da LEVOIR. Depois das novelas gráficas é agora a vez dos Clássicos da Literatura Portuguesa em BD. De acordo com a listagem anteriormente divulgada tratam-se dos volumes 5 e 7 da colecção. O primeiro destes é a adaptação do conto O Fato Novo do Sultão, que por sua vez é uma adaptação feita pelo poeta português Guerra Junqueiro do clássico "A Roupa Nova do Imperador" do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Uma história que é uma sátira social que critica a vaidade e a facilidade com que as pessoas são enganadas pela aparência e pelo poder. O segundo título, é a primeira parte da adaptação de a Peregrinação de Fernão Mendes Pinto. Um relato autobiográfico que narra, num misto de ficção e realidade, as suas aventuras e desventuras pelo Oriente durante o século XVI. A narrativa é rica em descrições detalhadas da geografia, etnografia e costumes dos povos da Índia, China e Japão. É uma das mais fascinantes obras da literatura de viagens portuguesa e já conheceu uma adaptação para banda desenhada assinada pelo saudoso mestre José Ruy.
O FATO NOVO DO SULTÃO
Nesta adaptação para banda desenhada assinada pelo português André Morgado e ilustrada pela brasileira Luiza Nestlehner Straus temos a história dum Sultão, que por ser muito vaidoso vê-se envolvido numa burla. O sultão desperdiçava todos os seus haveres na compra de trajes. Em qualquer momento que a sua comparência fosse necessária, o Sultão não perdia ocasião para exibir um fato novo. Vivendo numa cidade por onde muitos estrangeiros passavam, a obsessão do Sultão despertou a atenção de dois homens que, disfarçados de tecelões, um dia decidiram visitar o rei. Disseram-lhe que tinham a habilidade de confecionar o tecido mais precioso que havia. A qualidade do vestuário feito a partir desse tecido residia no facto de o mesmo se tornar invisível aos idiotas e àqueles que não desempenhassem bem as suas tarefas.
Ficha técnica:
O Fato Novo do Sultão
Clássicos da Literatura Portuguesa em BD - volume 5
Adaptação de André Morgado e ilustração de Luiza Nestlehner Straus
Capa dura, formato 210x285, cores, 64 págs.
ISBN: 9789896829346
PVP: € 15,90
Edição LEVOIR
PEREGRINAÇÃO I
Obra assinada pela dupla João Lameiras e Miguel Jorge, que já anteriormente tinham sido responsáveis pela adaptação de Amor de Perdição. Publicado originalmente em 1614, mais de trinta anos depois da morte do seu autor, que o escreveu entre 1569 e 1578, PEREGRINAÇÃO, de Fernão Mendes Pinto, é um clássico da literatura de viagens e um dos livros portugueses mais traduzidos no mundo inteiro. Um relato épico de uma vida aventurosa, vivida em cenários exóticos, por um homem que foi soldado, escravo, pirata, mercador, náufrago, peregrino, diplomata, mas acima de tudo um atento observador e um grande escritor.
Neste primeiro de dois volumes, acompanhamos a vida de Fernão Mendes Pinto desde o seu rapto por piratas franceses ao largo de Setúbal, ainda na adolescência, até aos primeiros anos da sua estada na Índia, onde trava contacto com personagens fascinantes, como o Capitão António de Faria.
Ficha técnica:
Peregrinação - parte I
Clássicos da Literatura Portuguesa em BD - volume 7
Adaptação de João Miguel Lameiras e ilustração de Miguel Jorge
Capa dura, formato 210x285, cores, 64 págs.
ISBN: 9789896829360
PVP: € 15,90
Edição LEVOIR
Sem comentários:
Enviar um comentário