Quase que poderia classificar este lançamento da ASA como dos mais inesperados do ano (ainda que já o tivesse sugerido ao editor). É um autêntico clássico – o ano da edição original é de 1949 – e é o último Lucky Luke que faltava editar em português, e curiosamente, é igualmente o primeiro deles todos.
A MINA DE OURO DE DICK DIGGER (La Mine d'or de Dick Digger, no original) foi a primeira aventura de Lucky Luke publicada em álbum. Morris traz-nos o cowboy que dispara mais rápido que a sua própria sombra na sua primeira versão, ainda em estado bruto, mas já com traços e características que irão depois evoluir para o transformar no cowboy icónico que todos conhecemos.
A história acompanha Lucky Luke na ajuda ao velho Dick Digger, a quem roubaram o mapa da sua mina de ouro. Não fugindo aos lugares-comum do Oeste Selvagem, a aventura inclui, para além de ouro roubado, traições, bandidos e índios. Ainda que seja bem recheada de ação, falta-lhe ainda o humor satírico e as referências culturais que caracterizam as histórias seguintes, sobretudo depois da entrada de René Goscinny como argumentista da série.
Embora A Mina de Ouro de Dick Digger não seja das melhores histórias, reveste-se da importância de ter sido a primeira aventura em álbum, e não menos importante ser o álbum que faltava editar em Portugal. Já disponível nas livrarias.
Sem comentários:
Enviar um comentário