Em ano de (muita) festa, o autor Luís Louro foi hoje distinguido com a Comenda da Ordem do Mérito atribuída pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém.
Uma distinção honorífica que se destina a reconhecer quem, nas mais diversas áreas, se destaca nos serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções em favor da colectividade.
Este é o final perfeito para um ano em grande: Luís Louro comemorou 40 anos de carreira nos principais festivais nacionais de banda desenhada, recebeu a medalha municipal de mérito cultural de Lisboa, viu a sua vida ser passada a livro, na obra Luís Louro - Uma Vida a Trabalhar para o Boneco, e finalmente venceu o prémio de Melhor Obra Nacional no Festival Amadora BD com o seu álbum Os Filhos de Baba Yaga. Fecha agora com uma distinção presidencial. Um percurso notável feito de belos traços, celebrado agora com toda a justiça.
Parabéns Sr. Comendador!

4 comentários:
Muito obrigado ❤️❤️❤️
Vindo de quem vem e conhecendo o historial da personagem não me soa a reconhecimento ou mérito por conhecimento de causa. E MRS condecora tudo o que lhe aparece á frente. De qualquer forma parabéns ao Luís Louro mas o melhor e mais gratificante “prémio” é a apreciação do seu trabalho por leitores, editores e crítica especializada.
Para quem não sabe, tanto MRS como Carlos Moedas são apreciadores e consumidores de BD. Ambos são fãs e críticos de Luís Louro.
Mas o principal é que a BD portuguesa foi hoje agraciada com a comenda da Ordem de Mérito na pessoa de Luís Louro.
PARABÉNS!
Obrigada a todos, apreciadores ou não do trabalho do Luís Louro, que além de ter sido "revolucionário" há 40 anos, é um exemplo de persistência e resiliência.
Muita gente não tem ideia das dificuldades, obstáculos e isolamento, que pautaram estas décadas.
Considero que se o Luís está de parabéns por este merecido reconhecimento, a BD em geral também.
Enviar um comentário