Agora algo completamente novo! Bem, não é novo, mas é inédito: trata-se das aventuras de TINTIN em versão INTEGRAL!. É o regresso do intrépido repórter(?) de Hergé aos escaparates das livrarias nacionais, agora numa nova edição, novamente com a chancela da ASA, servida em seis volumes de capa dura, que irão reunir todas histórias respeitando a sua ordem cronológica.
Recordava aqui que a relação de Tintin com Portugal já data do século passado, e por si só, já daria uma boa história. De forma sucinta, pode-se contar que a ligação começa nos anos 30 com a amizade entre dois padres: um belga e um português. O padre belga era director de um jornal diário católico que tinha um suplemento juvenil intitulado Le Petit Vingtiéme –onde foi publicada a primeira aventura de Tintin; o nosso padre, de nome Abel Varzim da Cunha e Silva, que chegou a conhecer e a trocar correspondência com Hergé, teve o mérito de convencer os editores da revista juvenil O Papagaio a publicar as histórias de Tintin em português. E o resto é história. A primeira aventura traduzida foi Tim-Tim na América do Norte, publicada em Abril de 1936. A título de curiosidade, foi também a primeira a cores e Tintin apresentava-se como repórter do Papagaio. Seguiram-se depois mais aventuras, e em diferentes revistas, até chegar ao formato de álbum em 1988, com o lançamento de A Ilha Negra pela editora Difusão Verbo. Depois disso, também encontramos todas as aventuras publicadas pela Circulo de Leitores, pelo jornal Público e finalmente pela ASA.
Este primeiro integral, que chega hoje às livrarias, reúne os seguintes títulos: Tintin no País dos Sovietes (1930), Tintin no Congo (1931) e Tintin na América (1932).
Ficha técnica:
As Aventuras de Tintin - Integral 1
De Hergé
Capa dura, 218 x 292, cores, 272 páginas.
ISBN: 9789892366265
PVP: € 32,90
Edições ASA



Sem comentários:
Enviar um comentário