Foi apresentado no início destes mês e chega amanhã às livrarias nacionais, o primeiro lançamento do ano por parte da editora ASA. Posso dizer que começa (muito) bem. REVER COMANCHE, de Romain Renard, é um regresso nostálgico à excelente a série Comanche assinada por Greg e Hermann, que é indiscutivelmente dos melhores westerns em banda desenhada. Mas os tempos agora são outros e o Oeste selvagem é agora uma memória distante.
A narrativa centra-se no velho Red Dust, agora um homem amargurado fechado ao mundo e que apenas espera pelo fim dos seus dias. Mas os fantasmas do passado não o esquecem. Já tive a oportunidade de ler o álbum, e devo dizer que é uma obra que funciona bem “sozinha” mesmo para quem não leu Greg e Hermann, ainda que o leitor possa passar ao lado de algumas referências.
O autor desenvolve aqui uma história linear, uma viagem de carro desde a Califórnia até ao rancho Triple Six no Wyoming. Apresenta-nos um western revisitado, numa atmosfera crepuscular, com um desenho virtuoso marcante, a preto-e-branco, realista e quase fotográfico. O tom intimista e o ritmo lento de uma “road trip” entre estados é aproveitada para contemplar a realidade de uma América de uma ruralidade dura, feita também da miséria provocada pelo Dust Bowl (fenómeno que tão se encontra explicado no álbum Dias de Areia, igualmente uma edição ASA) e do genocídio das tribos índias americanas.
REVER COMANCHE



Sem comentários:
Enviar um comentário