Boas notícias! Beja prepara-se para acolher o primeiro Museu de Banda Desenhada (BD) de Portugal, cuja abertura está prevista para 2027. Um projeto, há muito ambicionado e agora aprovado, vem reforçar a longa e reconhecida tradição da cidade no domínio da banda desenhada. Trata-se de um investimento global superior a 1,2 milhões de euros que prevê a reabilitação de um edifício devoluto no centro histórico, que será adaptado para acolher o novo equipamento cultural.
O Museu de Banda Desenhada de Beja integrará um conjunto diversificado de espaços, incluindo três salas de leitura, onde ficará instalada a Bedeteca de Beja, atualmente sediada na Casa da Cultura, sete salas de exposição permanente, duas salas para exposições temporárias, uma sala destinada a oficinas pedagógicas, uma sala ampla com função de loja, gabinetes, arquivo, terraço e outras valências complementares. O acervo do futuro museu é já particularmente relevante, contando com centenas de pranchas originais, esboços, manuscritos, maquetes e outros materiais, que percorrem toda a história da banda desenhada portuguesa, desde 1850 até à atualidade. Entre os mais de 70 artistas representados, destacam-se nomes maiores da cultura portuguesa, como Rafael Bordalo Pinheiro, Stuart de Carvalhais e Carlos Botelho, entre muitos outros.
Este projeto permitirá valorizar e projetar o trabalho desenvolvido pela Bedeteca de Beja ao longo de mais de duas décadas, consolidando a cidade enquanto um polo de referência cultural na nomeadamente na divulgação da banda desenhada em Portugal e no estrangeiro.

6 comentários:
Orgulho Bejense
Grande Paulo Monteiro! Parabéns pela iniciativa!
É de facto um belo anúncio. Já falado há tanto tempo que quase que poderíamos pensar que tinha deixado de ser uma prioridade. Felizmente houve quem não desistisse do projecto. Bem hajam!
Parabéns aos amantes da 9ªarte em Beja. Entretanto por Lisboa, assobia-se para o lado. Não há eventos de BD ou ilustração, não há exposições, uma bedeteca que desapareçeu do mapa, etc…Viva a Coltura…
Ainda no último Amadora BD tive a oportunidade de falar com a Directora do Festival, e sugeri-lhe fazerem exposições e mostras com o rico espólio da Bedeteca da Amadora. E agora indo mais à frente porque não um outro Museu de BD, agora em Lisboa (Amadora)?!
Nem um local decente têm para o evento único anual quanto mais para um Museu. Tantas câmaras com dotações orçamentais de centenas de milhões de euros mas para museus…. Não dá votos. É triste. (e revoltante).
Enviar um comentário