Da editora IGUANA chega-nos este VINCENT, uma biografia gráfica que mergulha no universo de um dos pintores mais incompreendidos e fascinantes da história da arte. Vincent van Gogh foi um homem que viveu permanentemente entre a luz e a sombra, entre a genialidade criativa e a dor interior. Como admirador da sua obra, confesso ser quase impossível não sentir uma ligação emocional com estas propostas, sobretudo em banda desenhada.
E temos aqui uma nova leitura visual e emocional da vida de um artista eterno. A autora é Barbara Stock, com um estilo gráfico simples, que retrata o intenso período que o pintor holandês viveu em Arles, no sul de França, onde encontrou o ambiente que lhe permitiu conceber algumas das suas pinturas mais icónicas e que o imortalizaram.
Em Arles, Van Gogh apaixona-se pelas paisagens bucólicas e pela luz da região, que lhe dão novo ânimo e esperança, após um período de grande instabilidade emocional. Sonha com um atelier de artistas, um espaço de criação e partilha com amigos como Paul Gauguin. Contudo, a sua frágil saúde mental revela-se um obstáculo insuperável: os surtos intensificam-se, a tensão interior cresce, e após uma violenta discussão, dá-se o mais famoso episódio da história da arte e que marcaria para sempre a sua história - o momento em que corta parte da própria orelha - e os sonhos de Van Gogh ficam desfeitos.
Chega hoje às livrarias.





Sem comentários:
Enviar um comentário