24 março, 2010

Portugal

Apesar dos anteriores quatros álbuns nunca terem sido publicados entre nós, “Portugal” é o quinto e novo álbum de viagens de Loïs Lorcey, um jovem pintor da corte do Rei-Sol Louis XIV, uma personagem criada por Jacques Martin, que será editado pela ASA no próximo mês de Abril. O motivo deve-se certamente ao facto da aventura se situar-se em Portugal e os textos e desenhos serem da autoria do autor português Luis Differ. Conforme o título indica, será um Portugal, de finais do século XVII e inícios do século XVIII, a ser revisitado através de lugares históricos como o Mosteiro dos Jerónimos (ver imagem), a Torre de Belém, o Convento de Mafra, entre outros.

Segundo noticia publicada pelo DN, a ideia para a criação deste livro remonta a 2002, por ocasião de uma deslocação de Jacques Martin a Portugal, para participar no festival de BD da Amadora. Autor de BD e também professor, o português Luís Diferr estava presente e, enquanto o criador de Alix assinava autógrafos, o director das colecções de livros sob o seu nome, Jimmy Van den Haute, fez-lhe o convite de criar um livro de viagens sobre Portugal.

Fica então aqui o registo de (mais) excelente notícia para a BD portuguesa, enquanto se espera mais detalhes sobre este novo álbum, que pelos mais variados motivos de interesse, merecerá sem dúvida a nossa melhor atenção.

2 comentários:

Bongop disse...

Essa edição é capaz de ser muito fixe!
Desconheço completamente os moldes artísticos com que irá sair, mas será bem vinda mais edição de um autor português.

Abraço

verbal disse...

Olá Bongop, atendendo que a proposta para a história foi aceite por Jacques Martim e que Luis Differ chegou inclusive a trabalhar com ele, penso que poderemos esperar um bom álbum! Para além disso, a BD portuguesa com esta edição, não dá um passo, dá um salto! Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...