30 setembro, 2011

O Assassino

Já andava a algum tempo para escrever sobre esta série, pela agradável surpresa que foi a sua descoberta na colecção “Os Incontornáveis da Banda Desenhada”. “O Assassino” da dupla Jacamon / Matz, conta a história de um assassino profissional solitário, com uma visão muito simples da vida: o seu trabalho é simplesmente dar resposta a uma procura, por sinal bem remunerada. Não questiona os alvos limita-se simplesmente a executa-los.

A história é contada sobretudo através de monólogos introspectivos da personagem principal. É ao longo de várias páginas de períodos mortos, de espera, onde nada acontece, onde o protagonista partilha os pensamentos e angústias com o leitor, que mergulhamos no seu mundo e aceitamos a sua lógica. E o que poderia pressupor uma leitura maçadora, na verdade por força de uma narrativa com bastantes tempos de espera mas que alterna com flashbacks e sequências de grande violência, revela-se absorvente.

O argumento de Matz é inteligente e envolve-nos num sentimento contraditório, porque se por um lado trata-se de um assassino, por outro à medida que vamos conhecendo melhor a vida do protagonista, não deixamos de sentir alguma compreensão pelo protagonista. O trabalho gráfico de Luc Jacamon é muito competente e ajusta-se perfeitamente à história. Tem um traço dinâmico, apresenta um cuidado na planificação das pranchas e um faz um magnífico uso da cor para a definição de ambientes ou atmosferas, que acompanha exemplarmente o ritmo lento nos tempos mortos ou confere uma grande intensidade nas situações de confronto.
 
Nos quatros volumes que li, a narrativa encontra sempre o seu caminho. Começa por um trabalho em Paris que se complica e que chama a atenção de alguém que não é desejado dando lugar a um inevitável confronto na selva da Venezuela. Segue-se uma traição de quem menos se espera e o assassinato de alguém com amigos influentes levam a que fique uma divida por pagar a uns colombianos pouco recomendáveis.

Em França a série começou a ser publicada em 1998, tendo sido já editados até à data um total de 9 álbuns. Por cá, os dois primeiros álbuns da série, “Debaixo de Mira” e “A Engrenagem” foram editados pela Booktree, e o terceiro e quarto volume, “A Divida” e “Laços de Sangue”, respectivamente, foram conforme referi recentemente publicados, em formato álbum duplo no n.º 12 da colecção “Os Incontornáveis da Banda Desenhada”. Uma série de grande qualidade que merece (espero) uma continuação entre nós no futuro.

O Assassino - Debaixo de Mira
Autores: Matz (argumento), Jacamon (desenho)
Álbum 1, cores, capa mole
Editora: Booktree, 1ª edição de Junho de 2002

O Assassino - A Engrenagem
Autores: Matz (argumento), Jacamon (desenho)
Álbum 2, cores, capa mole
Editora: Booktree, 1ª edição de Fevereiro de 2003

O Assassino - A Dívida / Laços de Sangue
Autores: Matz (argumento), Jacamon (desenho)
Álbuns 3 e 4, duplo, n.º 12 de “Os Incontornáveis da Banda Desenhada”, cores, capa mole
Edição: Publico / ASA, Maio de 2011

A minha nota (global):

5 comentários:

João Amaral disse...

Esta ºé uma série que conheço mal. Porém do pouco que li, despertou-me muito a curiosidade, quer a nível de argumento, quer a nível de desenho. Tenho que ver se consigo arranjar algures esses dois livros que saíram pela Booktree. Um abraço.

Bongop disse...

Concordo com o que dizes e também acho estes livros excelentes!
O meu problema está na compra dos dois primeiros volumes... não se encontram EM LADO NENHUM!
Espero que a ASA edite os dois primeiros, porque na realidade as edições da Booktree no que respeita aos dois primeiros livros da série eram bastante fraquinhas... tive váris vezes com elas não mão, mas sabendo que eles tinham descontinuado a série , e os livros serem tão fraquitos (como objecto) optei por não os comprar na altura.
Estou arrependido!

Abraço

Hunter disse...

Vi esta semana ao menos um desses volumes à venda na FNAC do Colombo. E em grande quantidade!

Procure lá!

Hunter (Pedro Bouça)

Reignfire disse...

Eu vi os 2 volumes numa Oficina do Livro por 12€ cada. Eu consegui os meus num alfarrabista amigo por 7.5€ cada.

Optimus Prime disse...

Tambem eu vi o 1 na FNAC e fiquei espantado com a velocidade da venda do Vol;1 pelos vistos muitos incautos julgam que é mesmo novidade,só queria saber quem ganha com isso uma vez que a editora não ve nenhum?????
Tambem reparei noutra coisa a grafica que a Há-dE-vir usa é a mesma da falecidada uma guide qualquer coisa dai a fraca qualidade dos ultimos tpbs dessa editora Bongo.
Li o volume 1 e a serie é boa mesmo, :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...