15 outubro, 2011

22º Amadora BD - Exposições no Fórum

As exposições são também dos grandes atractivos de um festival de banda desenhada. Neste campo o Amadora BD nas últimas edições tem presenteado os visitantes com excelentes mostras. Neste texto, limito-me às exposições apresentadas no Fórum Luís de Camões, porque considero que a descentralização das exposições por vários pontos da cidade da Amadora é uma menos-valia do festival. Porque a cidade é grande, porque implica ao visitante conhecer a cidade, porque obriga o visitante a deslocar-se de carro, e convites assim não obrigado!
A edição deste ano em termos de exposições fica desde logo marcada, infelizmente, pela ausência de qualquer mostra de Bourgeon, vencedor do ano passado do PNBD de Melhor Álbum Estrangeiro pelo álbum “Os Passageiros do Vento Tomo 6 – A Menina de Bois Caiman Livro 2”.
Do que consta da programação despertam a minha curiosidade, nomeadamente a mostra dedicada aos Peanuts de Charles Schulz, pela promessa de exibição de pranchas originais e a mostra portuguesa que integra exposições retrospectivas e os processos criativos dos autores Rui Lacas (em “Asteroid Fighters – 1º Vol.”), Filipe Andrade (em “BRK - Tomo 1”, Marvel), Filipe Melo (em “As Aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy”) e Nelson Martins (em “Tout sur les Celibataires”). Pisco o olho também às pranchas originais de Filipe Andrade que serviram de promoção ao jogo “Under Siege”.
A exposição central versa o tema O Humor apresentando a comemoração do Centenário do Humorismo em Portugal, complementada com o núcleo O Humor na BD Internacional, que dá a conhecer de que forma o humor esteve presente na evolução histórica e geográfica da narrativa gráfica desde 1800 à actualidade.
Do suíço Alex Baladi, um dos convidados do festival, é apresentada a exposição SOS Aircraft, que reúne uma série de desenhos humorísticos mostra as (des)instruções de segurança a observar durante os voos. Mas confesso que pela mostra que vi aqui não suscita qualquer interesse!
Completa o lote de exposições, o trabalho de ilustração de Richard Câmara no livro infantil “O Homem que ia contra as Portas”, o Ano Editorial e os trabalhos vencedores dos concursos de BD promovidos pelo Amadora BD.

Mais sobre o festival deste ano:
- Autores Estrangeiros convidados
- Lançamentos de autores portugueses

2 comentários:

Anónimo disse...

Falta acrescentar a tudo isto que no 1º piso do Fórum se encontra a exposição de originais de Carlos Roque, um dos nossos grande autores de bd humorística, infelizmente já desaparecido.
Esta exposiçãom,que fez parte do salão Moura BD (em Abril/Maio passado) onde Roque foi homenageado a título póstumo, seguiu agora para a Amadora e está magnificamente apresentada (aliás como todo o festival). Parabéns ao Nelson Dona e à sua equipa.
Abraço. Carlos Rico

Nuno Neves disse...

Olá Carlos, tens toda a razão, mas quando escrevi isto não tinha toda a informação. Sobre a exposição, a verdade é que já por lá passei duas vezes pela zona e não dei com ela naquele labirinto!!! No próximo fds vou de mapa! Abraço