17 agosto, 2017

E com a edição #200 chega ao fim a aventura da Disney COMIX

Após algumas semanas de silêncio, eis que a Disney COMIX surgiu na passada Sexta nas bancas. Mas o número redondo que a capa desta edição evidencia, revela um destino que há algum tempo se adivinhava. A COMIX #200 é o último número da colecção.

Quase seis anos depois sobre o regresso histórico das edições disney à edição portuguesa, a revista Disney Comix foi a última sobrevivente entre os vários títulos Disney (Hiper, Especial, Big, Minnie) que a editora Goody lançou nestes anos. A Comix, que vivia sobretudo das histórias provenientes da disney italiana (algo que não agradava muito aos leitores portugueses que quase sempre conviveram com a disney brasileira), passada a euforia inicial não conseguiu manter um número de leitores que tornasse a publicação viável. A diminuição das tiragens, os atrasos na publicação e as alterações das periodicidade da revista traçaram o fim da revista, que mesmo assim teve uma longevidade pouco comum em Portugal para uma revista de banda desenhada.

Este último número, que nos oferece na capa um desenho de Marco Rota, traz-nos curiosamente uma das histórias mais divertidas que li - Tudo Isto Acontecerá Ontem - da autoria de Casty.

Mas a boa surpresa desta edição vem logo que a folheamos. Na página interior da capa, anuncia-se que estão a chegar as revistas TIO PATINHAS, DONALD E MICKEY. Todas as 3ªs Feiras uma revista diferente. 

Temos portanto que se fecha um ciclo Disney em Portugal, e abre-se outro. Ficamos a aguardar por mais informações sobre as três novidades.


2 comentários:

diogosr1 disse...

Histórias também de Italia?

Nuno Neves disse...

Inclui história da Disney americana, dinamarquesa e Casty.