26 julho, 2019

Já temos o primeiro nome para o Amadora BD

A mudança da direcção no Amadora BD implicou uma diferente abordagem para este "ano zero". A estratégia passou por convidar os habituais parceiros do festival a proporem exposições e autores para a edição de 2019. É uma nova dinâmica, que pessoalmente parece-me bastante acertada, porque não só garante o programa para este ano como ganha tempo para preparar contactos para edições futuras. E foi no âmbito da parceria, que o Clube Português de Banda Desenhada (CPBD) divulgou o “seu” convidado.

Trata-se do autor espanhol ALFONSO FONT.

Uma pequena pesquisa pelo seu trabalho e verificamos que se trata de um artista de “primeira linha”, ainda que por cá não tenha grandes trabalhos editados. O CPBD recorda que é um autor que foi publicado nas últimas revistas de BD (últimas séries d’O Mosquito, Cadernos da BD, Selecções BD). Não obstante, não ter sido muito por cá publicado, Alfonso Font é bastante reconhecido para uma parte dos leitores portugueses que seguem a série Tex, da Casa Bonelli, uma vez que é uma dos mais destacados autores do famoso ranger do Oeste americano.

E não posso deixar de concordar com as razões apresentadas por Pedro Mota na nota divulgada pelo CPBD de apresentação deste autor, porque precisamos do regresso de grandes nomes da banda desenhada internacional, retomando um caminho de qualidade de cartaz, que, noutros tempos, o festival Amadora BD costumava propor.

2 comentários:

Antonio disse...

Nuno não desvalorizando o autor e a obra referenciados que, confesso, desconheço, aguardam-se outros nomes com relevância? Recordemos que estamos a pouco mais de 2 meses do festival e a informação ainda é pouca...

Nuno Neves disse...

António é verdade que não tem muito por cá publicado e passa quase por despercebido a uma grande maioria. Para mais nomes e de maior projecção teremos de aguardar pelos convites/contactos das editoras. Vamos lá a ver o que conseguem trazer. Espero que é que a estrutura agora do Amadora BD seja menos burocrática, porque foi isso no passado que "cortou" a vinda de alguns autores.