24 março, 2020

Albert Uderzo (1927-2020)



Uma nota triste no dia de hoje. A noticia do falecimento de um dos maiores autores do universo da banda desenhada, Alberto Uderzo de seu nome, mais conhecido por ter sido um dos co-criadores do universo dos irredutíveis gauleses, Asterix e companhia.

Parte com a bonita de 92 anos, portanto com uma vida cheia, grande parte da qual partilhou generosamente com milhares de leitores em todo o mundo através da sua arte.

Em Portugal, tivemos a oportunidade de acompanhar as aventuras do corsário João Pistolão, do índio Humpá-Pá, e do gaulês Asterix.

Nas redes sociais, em reacção à noticia da morte de Uderzo, logo surgiram publicações sobre qual o álbum preferido. Claro que se trata de uma escolha difícil face à genialidade da dupla Goscinny-Uderzo, mas não deixo de indicar um.

«Asterix e o Caldeirão» é possível que não seja a melhor aventura de sempre, mas não posso deixar de sentir uma carinho por ter sido o primeiro Asterix que li. Mestre Uderzo, o meu grande obrigado por todas as aventuras, bem todas menos uma.

Para finalizar não consigo deixar de partilhar duas bonitas homenagens a Uderzo que foram realizadas.

Desenho da esquerda é da autoria do brasileiro Ricardo Leite e o da direita do coreano Kim Jung.



2 comentários:

Anónimo disse...

é também o criador do Tanguy e Laverdure, Nuno. (tem mais algumas séries pequenas em Portugal só em revistas e jornais, como o Belloy, Bill Blanchard, Poussin et Pousif).

Nuno disse...

Caro anónimo, tem toda a razão. Não me lembrei do Tanguy e Laverdure e adorava ler isso. As restantes séries/personagens que referiu não conhecia, ou conhecendo não associo. Obrigado pela informação complementar.