30 novembro, 2020

As últimas novidades do ano

Vamos entrar no último mês do ano mais estupidificante das nossas vidas. As editoras nacionais preparam a sua última carga de lançamentos. Fazendo uma antecipação dos números finais, observa-se que não obstante todos os condicionalismos, adiamentos e cancelamentos que a pandemia provocou em 2020, o ano editorial bedéfilo nacional vai fechar sensivelmente com os mesmo números de 2019. Recordo que no ano passado contabilizei aqui 238 lançamentos; este ano ficamos a rondar os 235. As principais editoras, com ligeiras variações, mantiveram o mesmo ritmo, o que significa que o vírus apenas afectou a possibilidade de um maior número de lançamentos. As excepções aqui vão para a G.FLOY e GRADIVA com o número de novas edições de banda desenhada a cair cerca de 38%.  Esta quebra foi no entanto compensada pela SALVAT com a sua colecção Astérix (+24 álbuns em 2020).
 
Agora para Dezembro, chegam duas mãos-cheias de novidades. Começo por destacar o regresso do autor Jorge Miguel à edição em português com «Shanghai Dream» um integral editado numa parceria inédita entre a A SEITA e a ARTE DE AUTOR que já aqui tinha falado. E naquilo que já começa a ser uma tendência em Portugal, os 99 primeiros álbuns encomendados trazem um ex-libris (que reproduzo em baixo) assinado pelo autor. Dezembro também é o mês de «Rio» a nova colecção ASA/Público. Os dois primeiros volumes (de quatro) vão estar nas bancas.  Da DEVIR e com a assinatura de Guy Deslile, chega-nos as «Crónicas da Birmânia». Depois da Coreia do Norte e da China temos o seu terceiro diário ilustrado de viagem em português. Também desta editora e para fechar o seu ano editorial, chega às bancas o 36º volume da série «Naruto». A G.FLOY, que já falei anteriormente, soma três novidades este mês: «Pulp» da dupla de sucesso Ed Brubaker e Sean Phillips; «Gideon Falls» a série de terror da editora que vai agora para o seu quarto volume; e o segundo volume do policial «Stumptown». Para fechar, não excluindo que poderão surgir mais uma ou outra surpresa, temos a ESCORPIÃO AZUL que dá a descobrir mais um autor nacional, Ricardo Santo, com o seu «Planeta Psicose». Todos estes lançamentos terão aqui no blogue uma nota individual de lançamento. Deixo-vos as capas. Boas leituras!

5 comentários:

António Silvestre disse...

O que aconteceu a editora polvo que à meses que não temos noticias e lançamentos novos?

Nuno Neves disse...

Olá António, bem lembrado. Recordo que a POLVO era muito uma editora de festivais, isto é, aproveitava o palco destes eventos para fazer vários lançamentos em simultâneo. Foi por isso uma das grandes vitimas do vírus. Não morreu, mas desconfio que espera por tempos melhores.

Antonio disse...

A KingPin também deixou de dar notícias, embora mantenha a loja física a funcionar, apesar de todos estes estrangulamentos. Esperemos que 2021 não seja 2020....

Nuno Neves disse...

A KingPin já há 3 anos que não aposta na edição (2 lançamentos no total). O investimento na loja deve ter centrado todas as atenções. Mas há agora um grande número de pequenas editoras a lançarem um a dois livros de banda desenhada. Veremos em 2021 se a tendência é para continuar.

António Silvestre disse...

Falo na editora Polvo principalmente porque é a editora que detêm os direitos do Tex uma serie de grande sucesso e que acaba por nao ter nenhum lançamento no ano de 2020