09 dezembro, 2022

Lançamento LEVOIR: Regresso ao Éden

Apesar de anda a meio-gás no que toca à edição de banda desenhada, a editora LEVOIR não perdeu o sentido de oportunidade, e aproveitando a realização do evento Comic Con Portugal que conta com a presença do espanhol PACO ROCA, lança hoje em parceria com o jornal  Público, a obra mais recente deste autor, REGRESSO AO ÉDEN.
 
 
É com base numa foto de família datada de 1946 na antiga praia de Nazaret situada na capital valenciana, que o autor desenvolve Regresso ao Éden dando-nos a conhecer os que nela estão presentes e também os que estão ausentes. A foto, a única que a sua mãe conservava da avó do autor, que este não conheceu, serve de narrador que vai contando a vida da sua família, centrada sobretudo nas mulheres. Uma família humilde, como a maioria, que tenta viver de modo digno no meio da miséria gerada pelo Golpe de Estado fascista. São elas que têm de lidar com a falta de alimentos no dia a dia, que ficam horas e horas em filas, recorrendo por vezes a um mercado negro que serve para enriquecer as elites franquistas. Nesta obra Paco Roca homenageia, não só a sua mãe, mas também todas as mulheres que no período franquista do pós-guerra levaram uma vida difícil, sofreram a repressão e a miséria, lutaram contra a fome e uma sociedade machista que as converteu em cidadãs de segunda.
 
Ficha técnica:
Regresso ao Éden
De Paco Roca
Capa dura, formato 240x170 mm, cores, 176 páginas
PVP: € 15,90
Edição LEVOIR

4 comentários:

Antonio disse...

Viva Nuno, estou curioso e sobretudo apreensivo sobre 2 aspectos: 1) qualidade de papel, que em edições anteriores desta mesma coleção deixou muito a desejar, influenciando a qualidade de reprodução e 2) se a marca de destaque na capa está impressa na mesma (péssimo) ou em papel autocolante removível. Espero que consiga esclarecer estes 2 pontos. Obrigado.

Nuno Neves disse...

Olá António, não consegui comprar hoje o livro. Nas duas tabacarias perto de mim, uma não recebeu(!) e a outra recebeu um único exemplar que foi vendido. Esta distribuição pelo jornais peca bastante nisto. As quantidades são variáveis e incertas. É um modelo que me faz confusão. Entretanto tive que reserva na Cult mas só para a semana é que consigo lá passar e o autor esteve hoje na Comic Con :(
Agora partilho da sua preocupação com a questão do adesivo na capa. Detesto. Espero que seja removível. Vou perguntar no fórum. Abraço

Nuno Neves disse...

António, a nota de destaque na capa do álbum está impressa :(

Anónimo disse...

Pois, e consta que o papel é brilhante e pouco espesso. Julgo que irei adquirir a versão em castelhano. É pena…