02 janeiro, 2023

As minhas 12 passas para 2023

Chegados a 2023, entre previsíveis continuações e anúncios prévios, já temos algumas (quase) certezas acerca de alguns lançamentos por parte de algumas editoras nacionais. E no meio da oferta que vem para aí, aproveito para deixar aqui alguns desejos de ano novo, a semelhança do que já tinha feito para 2022, para 2021 ou 2020. São +12 sugestões (uma passa para cada mês) de obras que gostava muito ver publicadas por cá. Domina o franco-belga, com alguns westerns, que não podiam faltar, mais a presença de Zidrou, Matz e Bravo, entre outros. Sem qualquer critério na apresentação, ficam as capas. Investiguem se quiserem! E votos de excelentes leituras em 2023!




8 comentários:

Antonio disse...

Boas Nuno e votos de um Bom Ano. Dos títulos por si apresentados vejo uma exagerada prevalência do género western (do qual não sou particular apreciador...) e uma ausência total de obras de ficção-científica, fantasia, humor, fantástico, biografias, científicas/pedagógicas, crítica social entre muitos outros temas. Obras do continente americano (Brasil, Argentina, México, EUA, Canada) japonesas e outras paragens, idem idem aspas aspas. Autores europeus não francófonos, igual. Não sei até que ponto isto corresponde a intenções de lançamento ou a uma lista sua, mas parece-me de uma evidente estreiteza esta aparente diversidade de títulos. Daqui recomendaria o excelente "Dias de Areia" da holandesa Aimée de Jongh, a série de Spirou "A Esperança acima de tudo" desenhada e escrita por Émile Bravo e estou muito curioso em relação ao "Naturezas Mortas" apesar da sua curtíssima dimensão (64 páginas). Espero muita e boa banda desenhada este ano e, acima de tudo, uma maior diversificação de títulos e géneros no mercado nacional. A ver vamos...

Nuno Neves disse...

Olá António, agradeço e retribuo os votos de um Bom Ano. E de muitas leituras.

Não guardo segredo que o western é uma das minhas temáticas preferidas, senão mesmo a preferida, e daí prevalecer nos meus desejos. E verdade seja dita se as editoras francesas continuam com uma aposta forte neste género, por alguma razão é. Agora convenhamos que em Portugal não é das temáticas mais publicadas. Em cerca de 300 lançamentos de 2022 tivemos 15 álbuns de westerns (o equivalente a 5%)… o que significa que nos restantes 95% houve lugar para a ficção-científica, a fantasia, o humor, o fantástico, biografias, científicas/pedagógicas, crítica social, etc. 😊

Quanto à origem das bd’s, temos que ser pragmáticos e olhar para a realidade do nosso mercado. Pessoalmente não vejo grande espaço nos catálogos das editoras nacionais para obras oriundas de mercados como os que o António referiu, tirando eventualmente os EUA, via catalogo da G.Floy e um ou outro título brasileiro pela Polvo, mas aqui sem garantias. O franco-belga, o mangá e a bd nacional devem continuar como apostas preferenciais.

A minha lista, não confundir com intenções de lançamento (ainda que penso que talvez possam vir a ser editados 4 títulos desta lista e provavelmente nenhum dos westerns), reflectem, na minha opinião esta realidade, tal como a vejo. Mas posso estar enganado, e sermos surpreendidos este ano com uma variedade absolutamente extraordinária, mas não acredito. Mas o que interessa é que se publique, que depois cá estaremos para fazer as escolhas... Abraço!

Antonio disse...

Boas Nuno. como leitor atento das edições nacionais (e internacionais) a minha percepção é exactamente oposta à sua. Posso estar enganado mas que obras de ficção científica franco-belgas (só para dar um exemplo) foram editadas por cá? Que me recorde, nenhuma. Era bom que alguém publicasse um Ano de BD em Números só para elucidar os apreciadores relativamente à diversidade (ou falta dela) no mercado nacional. Já agora a Levoir continua "apagada" em termos edições? e a Polvo?...

Nuno Neves disse...

Olá António, relativamente a 2022, conto pelo menos uma dezena de obra de ficção-cientifica, entre os quais a colecção U-Boot da Asa e as edições da G.Floy como Ascender ou Saga. Posso complementar a informação dizendo que houve por exemplo 62 edições de mangá e 41 edições de super-heróis para as quais a colecção Clássica Marvel deu um forte contributo.

Optimus Primal disse...

Western,western ou seja nada para mim.

Nuno Neves disse...

western, western, western,.... tudo para mim! :)

Optimus, tiveste mais de 300 obras de bd editadas em 2022, alguma há-de servir no teu gosto, ou não? Repara que esta é uma lista pessoal, não é garantia de edição, e há outras obras que recomendo fora do género do western... experimenta ;)

Bom Ano!

Rute disse...

Certamente que ao se mencionar ficção cientifica não estavamos a pensar em nada do que o Nuno mencionou... e ainda por cima no franco belga não me recordo de nada recentemente mesmo...por exemplo do Leo nunca cá nada foi editado tirando os 1ºalbum de Aldebaran e Dexter london (ai sim fição cientifica) mas a Les Humanoids Associées é a editora referencia nesse capítulo.
Em relação à lista dos desejos, que eu saiba o Go West está previsto pela Seita não é? esse Indians é da mesma coleção...
Cumprimentos

Nuno disse...

Rute, se falarmos em ficção-cientifica franco-belga pura e dura não me parece que seja uma prioridade nas nossa editoras, mas também me parece que não é uma temática actualmente em voga em França. Eu adorava ver por exemplo os Metabaõres integralmente publicados por cá.... mas não me parece que vá acontecer! Quanto ao Go West vai ser publicado pela Gradiva... quanto ao Indians é da mesma série mas não tenho informação se os direitos já foram adquiridos.... para já fica como desejo meu! :) Cumps