21 fevereiro, 2023

Lançamento ARTE DE AUTOR: Sambre V - Maldito seja o fruto do seu ventre... | Sambre VI - O mar visto do Purgatório…

A editora ARTE DE AUTOR lança hoje a sua primeira grande novidade do ano, e logo em versão dupla. Já anteriormente tinha feito alusão ao Ano Yslaire, pela coincidência de duas editoras recuperarem, quase em simultâneo, o autor YSLAIRE para os escaparates das livrarias nacionais. Primeiro foi a Ala dos Livros, como já dei aqui nota, e segue-se agora a vez da Arte de Autor, que dá inicio ao relançamento da colecção SAMBRE, com a edição deste álbum duplo, Maldito seja o fruto do seu ventre... / O mar visto do purgatório... correspondentes aos inéditos capítulos V e VI. 
 
Para quem não conhece, trata-se de uma saga familiar, assinada inicialmente por Yslaire e Yann (que saiu se retirou depois), passada durante a Segunda Revolução Francesa, que narra a tortuosa e decadente história dos Sambre, uma família nobre, marcada para um destino trágico. Editada originalmente em França em 1986, tem prosseguido de forma intermitente até aos dias de hoje, com oito álbuns na série original e três ciclos paralelos.
 
Em Portugal, a colecção encontra-se incompleta. Apenas os quatro primeiros álbuns, correspondentes ao primeiro ciclo (capítulos I, II, III e IV), foram  editados, o primeiro pela Baleia Azul (1985) e os três seguintes pela Witloof (2003).
 
A partir deste novo volume, teremos a colecção reeditada em formato de capa dura, com a publicação dos capítulos I e II ainda neste semestre e os capítulos III e IV previstos para o segundo semestre.
 
Ficha técnica:
Sambre V - Maldito seja o fruto do seu ventre... | Sambre VI - O mar visto do Purgatório...
Argumento e desenho de Yslaire
Edição cartonada, formato 235x310, cores, 104 pags.
ISBN: 978-989-9094-24-6
PVP: € 27,00
Edição ARTE DE AUTOR
 
Capítulo V - Terceira geração (1856-1868)
Maldito seja o fruto do seu ventre...
Brest, 1857.
Julie sobreviveu. Condenado a prisão perpétua por crimes e actividades revolucionárias, a prisão de Brest é agora o seu universo, antes de Caiena… Durante esse tempo, Bernard-Marie Sambre é educado em Bastide, no culto do seu pai, dos seus antepassados e na negação da sua mãe. Porque a sua tia Sarah decidiu; a terceira geração dos Sambre não pode ser a última…
 
Capítulo VI - Terceira geração (1856-1868)
O mar visto do Purgatório…
Skyvore Island, Maio de 1857.
No coração da tempestade, La Desirée sulca as vagas ao largo da Irlanda. A bordo, as forçadas acorrentadas que, em troca da comutação da pena, aceitaram exilar-se em Caiena. Entre elas, a matriculada 3492, aliás Julie Saintange, abandona-se à melancolia. A recordação de Bernard Sambre mistura-se com a de Bernard-Marie, o filho de ambos. O primeiro morreu, o segundo foi-lhe roubado… Novamente Inverno.

 

 

Sem comentários: