03 fevereiro, 2024

As belas novidades que prometem em 2024

Aos poucos e poucos as editoras nacionais vão revelando as novidades em que se encontram a trabalhar e que prometem merecer a nossa melhor atenção durante o presente ano. Temos tido nos últimos anos magnificas edições, e para 2024, a julgar pela amostra, a fasquia promete manter-se alta. Pessoalmente estou bastante expectante com alguns destes lançamentos - quer pela temática, quer pelos autores - e hoje trago aqui algumas destas belas edições, das que já foram anunciadas para os próximos meses (algumas das capas apresentadas são de edições estrangeiras):
 
 

«A Estrada» trata-se da adaptação do romance de ficção do escritor americano Cormac McCarthy e traz-nos de volta Manu Larcenet, o responsável pela magnifica adaptação para banda desenhada de O Relatório de Brodeck (Ala dos Livros, 2021). Assume agora nova responsabilidade ne adaptação e desenho deste conhecido livro que nos traz a perigosa jornada de um pai e do seu filho num mundo pós-apocalíptico. Aguarda-nos mais um mergulho profundo na condição humana. A edição será da Ala dos Livros e não se espera menos que mais uma poderosa edição. Diz-se que já se encontra na gráfica. O seu lançamento acompanha a edição francesa.

«Brigantus» é a nova aventura de Hermann que aos 85 anos não dá sinais de querer parar. Depois de Duke (Arte de Autor, 2017-2023) o cenário muda completamente, e a dupla Hermann / Yves H. trazem-nos agora uma história com contornos históricos, passada na antiga Escócia aquando das conquistas romanas. A sobrevivência de uma legião romana na luta contra os Pictos promete trazer-nos uma narrativa e um registo sangrento. Trata-se do primeiro volume de uma mini-série. A edição será da Arte de Autor e o lançamento por cá está já previsto para final do corrente mês.

 

As biografias gráficas foram uma tendência na edição portuguesa do ano passado. Em 2024 continuam a ser. Encontram-se anunciadas mais duas, e por coincidência de dois grandes nomes do cinema. A primeira, «As Guerra de Lucas» não engana. A biografia de George Lucas, um visionário que mudou a história do cinema, e um mergulho nos bastidores pouco conhecidos das filmagens da saga Star Wars, assinado por Laurent Hopman e Renaud Roche. Como diriam os ingleses é um "must have" para quem como eu adora o universo Star Wars. A edição portuguesa está a cargo da Ala dos Livros.

Continuando na cena dos realizadores, está prevista o lançamento de outra biografia de outro grande nome do cinema de Hollywood: Quentin Tarantino. Quem gosta de bom cinema gosta de Tarantino. Os seus filmes são absolutamente memoráveis, pelas cenas icónicas, pela riqueza dos diálogos, pelas personagens fascinantes. «Quentin por Tarantino» é o livro que nos traz a vida e carreira destes realizador, as suas ideias, as suas influências, o seu método. A edição é da ASA com data de lançamento para Março.

 

«Águias de Roma VI». Continuando por Roma Antiga temos o há muito aguardado sexto álbum da colecção Águias de Roma da autoria de Enrico Marini. Desde 2016 que esperamos para ver a violência o seu traço no confronto entre os dois irmãos, Marco e Arminio, na famosa Batalha da Floresta de Teutoburgo, que conforme já sabemos pelos livros da História foi trágica para as legiões romanas. E quem esperava que fosse o último álbum da série engana-se porque o autor já revelou que se encontra a trabalhar no sétimo volume com lançamento previsto para Outubro deste ano. A edição portuguesa deste sexto álbum está  assegurada pela ASA. Data de lançamento ainda não anunciada.

«O Mundo sem fim» é uma reflexão gráfica assinada pela dupla francesa Jean-Marc Jancovici e Christophe Blain que aborda um dos maiores problemas com que se confronta actualmente a Humanidade: o aquecimento global. Mais que uma banda desenhada é um livro didático que pretende chamar a atenção sobre as questões da energia e da crise climática. Traz o selo do álbum mais vendido no mercado francês em 2022. Por cá terá a edição da Ala dos Livros com lançamento para este mês.


Hora dos Lobos. Uma coincidência nestas duas novidades que partilham no título o nome deste animal. O primeiro, «A morte do Lobo» é uma bela surpresa que marca o regresso ao mercado português de um talentoso autor nacional, Luís Diferr que tem trabalhado no mercado francófono. Foi o próprio autor que o anunciou nas redes sociais. Recordo que o seu ultimo álbum publicado por cá foi Portugal (ASA, 2010), que integrava a série histórica As viagens de Löis imaginada por Jacques Martin.  Este A morte do Lobo é o primeiro (de dois álbuns) que contam a história de Kallilea, a Amazona. A edição é da Ala dos Livros. Sem data de lançamento anunciada.

«O Lobo» da autoria de Rochette chega-nos bem cotado, O autor questiona o lugar do homem na face do reino animal, através de uma história onde um grande lobo branco e um pastor que se enfrentam até ao limite. Deste mesmo autor já tinha cá sido editado O Expresso do Amanhã (Levoir, 2020) integrado na VI série da colecção de novelas gráficas. A edição deste O Lobo é da Arte de Autor com lançamento previsto para este mês.

 

3 comentários:

Optimus Primal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Optimus Primal disse...

Boas novidades,finalmente o último Águias.E as biografias é uma maneira de editar algo ligado a Star Wars sem editar os comics de Star Wars apesar de o canal história ter uma série sobre os 6 filmes.

Nuno disse...

Optimus olha que não é o último Águias... o Marini já revelou que está a desenhar o sétimo volume!