05 março, 2019

Mas que bela edição do Coimbra BD que vêm aí

É já na próxima Quinta-feira que tem inicio a 4ª edição do COIMBRA BD. Confesso que só ao preparar esta nota é que tive a percepção da dimensão do evento deste ano. Trata-se de uma edição verdadeiramente ambiciosa. Apresenta um numero recorde de autores convidados (percorram a galeria de imagens mais abaixo), anunciam-se nove novos lançamentos, exposições, workshops, oficinas de desenho e cosplay, e temos a exibição das duas "curtas", «Sleepwalk» do Filipe Melo e «Porque é este o meu ofício» do Paulo Monteiro. E cabe tudo em quatro dias.
De 7 a 10 de Março com entrada gratuita.


A faceta internacional do festival é dada pela presença de dois autores estrangeiros. O primeiro nome anunciado foi o do belga Etienne Schréder, autor de O Segredo de Coimbra (ed. G.Gloy) e da novela gráfica Tempos Amargos (ed. Levoir), é também um dos desenhadores da série Blake e Mortimer  no álbum A Onda Septimus (ed. ASA). Terá no Coimbra BD uma exposição retrospectiva das diferentes facetas da sua obra, constituída por material nunca antes exposto em Portugal.

O segundo nome é Fabio Celoni, que repete a vinda a Portugal depois da presença no último Beja BD. Autor responsável por escrever e desenhar as aventuras de Dylan Dog para a Sergio Bonelli Editore. Terá no Coimbra BD uma exposição dos seus trabalhos para a Disney e para a Bonelli e para o lançamento de O Velho que Lê o primeiro volume da nova «colecção Dylan Dog» da editora G.Floy.


A dupla Fábio Veras e Luis Zhang estará em Coimbra para a apresentação do novo livro Os Filhos do Rato (ed. G.Floy/ComicHeart). O argumento é inspirado nas conversas que Luis Zhang manteve com ex-combatentes da Guiné, e a arte está ao cargo de Fábio Veras, autor que se revelou e bem na obra O Jardim dos Espectros (ed. Escorpião Azul). Grandes expectativas para este lançamento.


A talentosa Joana Mosi é uma das autoras em grande destaque no Coimbra BD. Participa na exposição «Mulheres na BD portuguesa no século XXI», irá dar um workshop sobre a micro-narrativa em BD e estará igualmente presente para o lançamento e sessões de autógrafos do livro O Outro Lado de Z (ed. Kingpin Books/G.Floy/ComicHeart) que conta com o argumento de Nuno Duarte, o mesmo que já nos deu obras como "A Fórmula da Felicidade" ou O Baile (ed. KingPin Books).


Uma das principais exposições do Coimbra BD é «Mulheres na BD portuguesa no século XXI» que irá mostrar o que melhor tem sido feito em banda desenhada pelo feminino. E a representação não podia ter ser melhor: Joana Afonso, Mosi, Rita Alfaiate, Sofia Neto e Marta Teives.



Outras das presenças a realçar são Jorge Coelho, apenas um dos melhores desenhadores nacionais, e André Caetano que volta a casa com a exposição «De Coimbra a Loulé», dedicada ao livro Os Segredos de Loulé (ed. CM Loulé), uma história em BD daquela cidade algarvia.


O Filipe e o Paulo dispensam apresentações.
Para além de grandes autores são magnificas pessoas. Logo tudo que vem deles só pode ser muito bom.


Lançamentos anunciados:

Conto nove os lançamentos anunciados no Coimbra BD. E que boas novidades nos aguardam. Pessoalmente destaco o terceiro volume de Duke (Hermann é presença obrigatória na minha bedeteca), o já mencionado Os Filhos do Rato (elevadas expectativas), e um dos meus «guilty-pleasures» que nunca esperei ver editado em português... KICK-ASS (magnificamente ultra-violento).


- Duke vol. 3 - Sou uma Sombra (Arte de Autor)
- O Outro Lado de Z (KingPin/G.Floy/ComicHeart)
- Astonishing X-Men - Livro Dois (G.Floy)
- Kick-Ass (G.Floy)
- Descender vol. 3: Singularidades (G.Floy)
- Os Filhos do Rato (G.Floy/ComicHeart)
- Colecção Dylan Dog - vol. 1: O Homem que Lê (G.Floy)
- Colecção Dylan Dog - vol. 2: Até que a Morte vos Separe (G.Floy)
- Ascensão (Escorpião Azul)




PROGRAMA DO COIMBRA BD 2019



Perante isto, já marquei viagem para Sábado! Encontramo-nos em Coimbra!

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu também queria uma editora que arriscasse primeiro a editar e dar a conhecer os leitores obras recônditas para eu depois roubar e imprimir a baixo custo... e um festival que convidasse só os meus autores...
Espero que a Levoir não vá desperdiçar o sucesso do filme do Shazam como desperdiçou o Aquaman. A fnac pegou no livro dos novos titãs, depositou-o à porta de todas as lojas e foi vê-los a voar. Agora é comparar o impacto da série com os filmes... mas cada um sabe os amigos que quer.

Zeca disse...

Fabio Celoni não esteve na Amadora, mas sim no Festival de Beja... e quanto ao Dylan Dog, em Coimbra "apenas" será lançado o número 1 já que o número 2 está previsto para Anadia ;-)

Nuno Neves disse...

Olá Zeca! Tens toda a razão no Fábio. Sabia que tinha estado com ele e pensei que tivesse sido no Amadora, mas foi em Beja. Vou corrigir o texto. Quanto ao Dylan Dog confirmei com o editor acerca do lançamento do 2º volume... e ele disse que se confirmava salvo atraso na gráfica!
Abraço!

Miguel Monteiro disse...

Essa é uma novidade para mim, a Gfloy editar Bonelli com o lançamento de Dylan Dog,...muito bom, mesmo. Era bom que trouxessem mais Bonelli!

Nuno Neves disse...

Para G.Floy esta incursão no universo Bonelli é um alargar do catalogo completamente inesperado. Mas como parece existir um universo importante de leitores Bonelli, aqui está a resposta... os leitores portugueses podem contar com duas colecções Bonelli, a do Tex pela Polvo e a do Dylan Dog pela G.Floy. Acho que a Bonelli veio para ficar.

Miguel Monteiro disse...

Espero bem que sim, Nuno. Agora o que era bom, mesmo, era trazerem outras personagens do universo Bonelli,... ou a Levoir ou a Gfloy, tanto faz, não se restringirem só ao Tex ou Dylan Dog.