14 abril, 2020

Lançamento ALA DOS LIVROS: Mattéo - Terceira Época (Agosto de 1936)

Primeiro uma nota introdutória. Este ano de 2020 tinha tudo para ser absolutamente fantástico em termos de novos lançamentos, não fosse a p*** deste vírus. Assim sendo, e muito provavelmente por força de alguns adiamentos devemos ficar por um ano apenas fantástico.

Ok, agora vamos a isto! Este lançamento é absolutamente fantástico. É uma das minhas "passas" para 2020. Depois da edição dos dois primeiros volumes com a chancela da VitaminaBD - a  minha declaração de amor pode ser lida aquiMATTÉO retoma, finalmente, ao mercado nacional, justamente onde tinha fica interrompida, mas agora com uma nova editora, a ALA DOS LIVROS.

Esta é muito provavelmente uma das melhores obras de Gibrat. Uma história de amor em tempo de guerras. Guerras no plural, porque o espaço temporal em que decorre a narrativa abrange os principais conflitos da História, desde da Primeira Guerra, passando pela Revolução Russa, pela Guerra Civil Espanhola, que é a premissa deste novo álbum, o terceiro da série, até chegarmos à Segunda Grande Guerra (lá mais para a frente). A história de Mattéo, um jovem de 20 anos, antimilitarista, filho de um anarquista espanhol, tudo embrulhado num belo desenho a aguarela. Basicamente tem tudo que um leitor franco-belga pode desejar. Junta-se a bela edição cuidada (ainda não vi mas confio) que a ALA já nos habituou. E não há como esconder, para mim é uma das edições do ano.

Mattéo - Terceira Época (Agosto de 1936)
Agosto de 1936. França. É a época da Frente Popular, a felicidade das primeiras férias pagas. 15 dias sem fazer nada, como resmungavam os patrões! Mas desse por onde desse, eram 15 dias de lazer. E Mattéo, Paulin, Amélie e Augustin partem de carro a caminho das primeiras férias oficiais, em direcção ao mar, a Sul.   Para grande desgosto da sua mãe, uma rezingona de primeira, há muito tempo que Mattéo não punha os pés em Collioure. Não sabe o que aconteceu a Juliette, nem sequer que tem um filho, Louis…
 
À alegria dos banhos no mar, soma-se a dos piqueniques, dos postais, dos bailes populares… Tudo parece possível, até o melhor! No entanto, do outro lado dos Pirenéus, numa Espanha muito próxima, o barulho e o furor da Guerra Civil fazem-se ouvir cada vez mais alto. Os legalistas enfrentam, desde 17 de Julho, a insurreição levada a cabo pelo General Franco. E se Paulin, a quem Mattéo lê diariamente o «L’Humanité», fica furioso quando o gabinete de Léon Blum decreta o embargo às armas que se destinam aos Republicanos – trata-se de um pacto de não intervenção que é assinado pelas grandes potências europeias – Mattéo parece totalmente indiferente a tudo isso, preferindo ler as páginas da Volta à França, que está a acabar. O tempo que passou na Rússia e no degredo destruíram a sua vertente militante e socialmente comprometida. Mas deixará este filho de anarquista espanhol de ficar insensível aos gritos da pátria do seu pai?

Por força do fecho de grande parte dos habituais pontos de venda, os interessados podem sempre adquirir directamente à editora através do e-mail encomendas@aladoslivros.com no sitio disponível em www.aladoslivros.com

Ficha técnica:
MATTÉO - Terceira Época (Agosto de 1936)
Argumento e Desenho de Jean-Pierre Gibrat
Cartonado, 235 x 310 mm, cores, 80 páginas.
ISBN: 978-989-54726-0-4
PVP: 21,00 €
Editora ALA DOS LIVROS




1 comentário:

Anónimo disse...

Sem palavras, um dos melhores lançamentos do ano...