17 maio, 2020

Leitura: O Corvo - Inconsciência Tranquila

A vantagem do confinamento é o tempo para leituras. E dia de hoje foi do CORVO. Mais de uma década depois do último álbum, «Laços de Família», o regresso do nosso herói fez-se com «Inconsciência Tranquila», conscientemente o mesmo título já referido num desenho publicado como extra no 3º álbum.

E o que dizer desta nova leitura? Começo pelo fim para dizer que esta nova aventura está SUPER! Nos telhados de Lisboa, temos agora um mascarado mais maduro, na arte e no humor, que estão absolutamente fantásticos. É um Corvo em grande forma, que veste aqui definitivamente a pele de super-herói(?) (seja lá o que isso significa) e com tudo que este novo estatuto confere: poses cinematográficas, piadas, e até uma néme..quê???. É necessário para equilibrar a contenda. É sabido que não há herói sem vilão (e o contrário também é verdade), e assim temos o Combustão, também num explosivo regresso. E quase que arrisco dizer que os momentos de combustão instantânea quase que “roubam a cena” ao nosso protagonista. São humor puro. E claro que uma boa história só o é com uma pitada de sexo e se meter religião pelo meio melhor ainda. A sequência e os pormenores (e as personagens) no Convento são sexualm… religiosamente deliciosos.

O Luís Louro pode ficar de consciência tranquila, porque brinda-nos com uma heroica narrativa, de dinâmica quase cinematográfica, que não esquece os elementos das anteriores aventuras, nem as habituais múltiplas referências escondidas, que já se tornaram quase uma assinatura de autor. Tudo isto é servido numa generosa e cuidada edição da Ala dos Livros. Uma excelente leitura numa excelente edição. Não se pode pedir mais. Temos aqui um super-candidato ao prémio de Melhor Álbum do ano.


O CORVO - INCONSCIÊNCIA TRANQUILA
Argumento e desenho de Luís Louro
Editora ALA DOS LIVROS





Sem comentários: