06 abril, 2021

Lançamento GRADIVA: O Último Homem...

Em Janeiro de 2020 era um dos meus desejos; em Janeiro de 2021, renovei esse desejo, hoje concretiza-se. O álbum O Último Homem... (Jusqi'au Dernier, no original) assinado por Jérôme Félix e Paul Gastine, na sua edição em português, pela GRADIVA, tem lançamento para as livrarias, a partir desta terça-feira.
 
E a verdade é que a Gradiva tem-se revelado uma bela caixinha de surpresas neste seu "regresso" à banda desenhada. Depois das interessantes colecções dedicadas a figuras da história universal e mitologia grega, o «Guardião» de Francois Boucq e Yves Sente foi a cereja.
 
Desta vez traz-nos um western,  para ajudar a corroborar aquilo que eu aqui já tinha escrito sobre a sensação que o ano de 2021 seria um ano de westerns em Portugal.
 
Vai-se confirmando para deleite deste que aqui escreve. Pelas minhas contas, a procissão vai a meio e já é o quarto álbum dentro desta temática. Este «O Último Homem...» chega-nos premiado e acompanhado de excelentes criticas. Vamos esperar que corresponda.
 
O ÚLTIMO HOMEM...
A era dos cowboys está a chegar ao fim. Em breve, serão os comboios a conduzir as vacas aos matadouros de Chicago. Acompanhado de Bennett, um jovem de 20 anos com limitações intelectuais, Russell decidiu arrumar as esporas e iniciar uma nova vida como rancheiro no Montana. A caminho, fazem uma paragem em Sundance. De manhã cedo, Bennett é encontrado morto. O mayor prefere pensar em acidente, para não ter de se confrontar com a eventualidade de haver um assassino entre os seus concidadãos, e expulsa Russell da povoação. Mas o velho cowboy regressa à frente de um bando de marginais para exigir a verdade sobre a morte de Bennett... 
 
 
 
 
 
A editora preparou para o lançamento um chamado booktrailer que pode ser visto aqui


Ficha técnica:
O ÚLTIMO HOMEM...
De Jérôme Félix, Paul Gastine
Capa dura, dimensões 23,30x31,30, cores, 74 págs.
ISBN 978-989-785-045-5
PVP: €16,50
Edição GRADIVA

2 comentários: