Este foi um lançamento surpresa da Ala dos Livros nos últimos dias do Amadora BD. Confesso que estranhei quando verifiquei que se tratava do 6º álbum da série «O Gato do Rabino» assinada por Joann Sfar, até porque já não recordava da existência de cinco(!) álbuns desta série por cá publicados. Afinal a ASA editou os três primeiros volumes num álbum triplo incluído na colecção Os Incontornáveis da Banda Desenhada, e posteriormente publicou o 4º e o 5º volumes num álbum duplo. E assim, nove anos depois chega-nos agora o 6º volume.
Uma fábula deliciosa de um felino de um rabino que adquire o dom da palavra depois de ter comido o papagaio da casa, que serve de pano de fundo para discutir o judaísmo com humor, numa Argélia do início do século XX.
Não terás outro Deus além de mim
O gato está desesperado: a sua dona, Zlabya, está grávida… O que irá acontecer? Continuará a prestar-lhe atenção? Continuará a receber as suas carícias e a estar com ela quando lhe apetecer? Qual será agora o seu papel? Talvez tenha chegado a altura de procurar um outro lar…
Ficha técnica:
O Gato do Rabino vol.6 - Não terás outro Deus além de mim
Argumento e desenho de Joann Sfar
Cartonado, 220 x 295mm, cores, 56 páginas
ISBN: 978-989-53039-7-7
PVP: € 16,00
Edição ALA DOS LIVROS
5 comentários:
E a pergunta da praxe... Irão reeditar os primeiros volumes?
Penso que os anteriores álbuns ainda se encontram com alguma facilidade, ainda que a editora prima na suas colecções por fazer tudo no seu formato. Obviamente que dependerá da receptividade do público relativamente a esta edição.
Boa tarde Nuno, infelizmente e ao contrário do que indica, os primeiros volumes há muito que estão descatalogados e são difíceis, senão impossíveis, de localizar. Creio que seria bom, tanto para a editora como para leitor, se houvesse uma garantia que a série fosse publicada na íntegra (e já conta com 11 volumes..). Insisto, recomeçar séries a meio contando apenas com aqueles que, eventualmente, tenham adquirido os primeiros volumes é um erro. Defendo igualmente que editora deveria ter optado pelo formato álbum-duplo (mais efectivo na relação preço-conteúdo) e que permitiria ao leitor e à editora "fechar" a coleção num prazo minimamente aceitável.
Se a Asa detém os direitos dos primeiros 5 volumes, a Ala dos Livros pode:
-comprar os direitos à Asa;
-esperar que os direitos caduquem e só então republicar os 5 primeiros álbuns.
Estou a apostar no 2º cenário visto que o 1º cenário provavelmente seria oneroso para a pequena editora.
E não é impossível adquirir pelo menos parte dos volumes anteriores: https://www.wook.pt/livro/o-gato-rabino-vol-4-e-5-o-paraiso-terrestre-jerusalem-de-africa-joann-sfar/13927548
Continuo a dispensar este.
Enviar um comentário