21 março, 2023

Lançamento GRADIVA: Go West Young Man

As histórias em banda desenhada sobre o Oeste Selvagem Americano não me cansam. E a mais recente proposta de leitura, que chega hoje às livrarias, tem a chancela da GRADIVA. Trata-se GO WEST YOUNG MAN, um álbum que cheira a pólvora.
 
A premissa é revisitar a conquista do Velho Oeste, através de catorze histórias curtas, que decorrem num período compreendido entre 1763 e 1938. Vai desde das guerras índias,  pelo aparecimento do Pony Express, passando pela Guerra Civil Americana, os assaltos às diligências, a corrida ao ouro negro, os ladrões de gado, a revolução mexicana para terminar no fim da Grande Depressão.
 
O percurso selvagem e violento de um relógio durante a conquista do Oeste. Dos conflitos dos Grandes Lagos ao deserto mexicano, os destinos sucedem-se. Caçadores e pioneiros, tribos indígenas, bandidos e prostitutas irão lutar e sobreviver nas grandes planícies, nas cidades que crescem a alta velocidade e nas guerras intermináveis. Se os grandes temas são centrais neste álbum, é o lado obscuro do Homem que se destaca, apresentando o sonho americano com um sabor amargo. Racismo, genocídio, condição da mulher, guerras e miséria. Go West Young Man não é apenas um tributo ao western, é um tributo lúcido com uma enorme qualidade artística.
 
O autor por detrás deste projecto é Tiburce Oger, que se fez rodear de um excelente naipe de ilustradores, alguns dos quais já nossos conhecidos, como são o caso de Christian Rossi (WEST), Blanc-Dumont (A Juventude de Blueberry), Ralph Meyer (Undertaker), François Boucq (Bouncer), Paul Gastine (O Último Homem…) ou Marini (Noir Burlesque, Águias de Roma).

Ficha técnica:
Go West Young Man
De Tiburce Oger e diversos
Capa dura, 23,5x31,3, cores, 120 págs. 
ISBN 978-989-785-180-3
PVP: € 27,50
Edição GRADIVA

1 comentário:

Optimus Primal disse...

Dispenso este.