03 janeiro, 2022

As Melhores Leituras de 2021

Terminadas as festa e findo o ano, é tempo de balancearmos! E nada melhor do que começar pelos melhores. Posso, em termos de leituras, afirmar que o ano transacto foi rico e de muita qualidade. De tal forma que confesso, que tive alguma dificuldade na selecção dos melhores álbuns que li, entre os lançados/editados durante 2021. E à semelhança do que já tinha feito no ano passado, inspirado pela hashtag #topnine apenas elejo nove obras. A ideia é mesmo destacar as melhores, dentro das melhores. Todas estas merecem a minha nota máxima. Escolhi aquelas que me trouxeram um enorme prazer na sua leitura, em função da temática, da história, do desenho, da edição. Como não podia deixar de ser a BD de origem franco-belga domina quase na totalidade, mas curiosamente não há um western, uma das minhas temáticas de eleição, representado neste top. Mas não foi por falta de oferta de bons álbuns, apenas houve outros que se sobrepuseram. Assim, sem qualquer critério na disposição ou arrumação, deixo aqui o quadrado perfeito das minhas Melhores Leituras de 2021:
 

Breve critica das minhas melhores leituras:

  • Drácula, da editora A Seita
George Bess não é um perfeito desconhecido do leitor português, mas tem aqui na adaptação do conto Drácula de Bram Stoker, um dos seus melhores trabalhos publicados por cá. Num clássico registo a preto-e-branco, Bess subverte a tradicional arrumação de vinhetas, para nos conduzir com mestria, através de espaços gráficos, quadros desconstruídos, numa narrativa que se mantém fiel ao original, aqui ilustrada num traço vitoriano elegante, e generoso em detalhes, que facilmente nos cativa. Depois ter visto a fantástica exposição de originais no festival Amadora BD, as páginas deste Drácula ganharam um novo encantamento. 
 

 
 
 
 
  • Long John Silver, da editora ASA
O que dizer de um dos meus pedidos (entre outros) para 2021? Um bom conto de piratas sempre povoou o imaginário popular, e Xavier Dorison e Mathieu Lauffray preenchem esse espaço com esta excelente história, construída em torno de uma das personagens mais enigmáticas do clássico «A Ilha do Tesouro». A narrativa assinada por Dorison leva-nos numa improvável caça ao tesouro, onde a cobiça e a traição deixam o desenvolvimento de Long John Silver num rumo imprevisível. A arte de Laufray dá-lhe substância, num registo gráfico irrepreensível, de puro deleite visual. A história distribuida o longo de quatro álbuns é, sem dúvida, uma das colecções do ano, até porque há muito que se justificava esta edição por cá.






  • O Burlão nas Índias, da editora Ala dos Livros
Desde do título até à ultima das suas 160 páginas, somos deliciosamente  levados ao engano com este álbum. As "Índias" do título são na realidade as Américas. Mais concretamente, o cenário é o Peru conquistada por Pizarro. É neste Novo Mundo que seguimos a história de  Dom Pablos de Segóvia, um aventureiro, um vagabundo exemplar, o burlão do título, a quem a sorte protege, na sua viagem em busca pelo mítico El Dorado. A narrativa é toda ela surpreendente e inesperada, com a traição e a sobrevivência entrelaçadas, trazendo-nos uma história dentro de cada história. Guarnido é um mestre do desenho, já o sabemos, mas aqui atinge o pináculo. Uma arte expressiva nas personagens, com um traço rico em pormenores e exuberante nas paisagens, a quem as cores dão uma dimensão absolutamente extraordinária, que deslumbra a cada virar de página. O Burlão nas Índias é uma edição SOBERBA a todos os níveis.
 
 

 
 
 
  • Lena, da editora Arte de Autor
Foi surpreendente esta edição de Lena, uma trilogia reunida numa único álbum. Assinada por Pierre Christin e André Juillard, traz-nos uma temática pouco habitual em banda desenhada, a espionagem. Colocando-se no cenário dos bastidores do terrorismo  internacional, explora as diferentes motivações, de cada lado, num trabalho de ficção politica que provavelmente não andará muito longe da verdade. Aqui, em cada uma das histórias, todo o enredo desenvolve-se muito lentamente, e os "serviços" da personagem central, uma mulher com as suas motivações e dúvidas, vai-nos cativando com expectativa no desenrolar dos acontecimentos, de tal forma que sentimos que entramos num dos livros assinados pelo escritor John Le Carré. Juillard tem aqui mais um belo trabalho no clássico traço realista de linha clara.
 

 



  • O Último Espadão, da editora ASA
Posso dizer que foi um dos melhores B&M que li nos últimos anos, e daí o merecido lugar nesta minha selecção. Van Hamme confirma-se como um dos grandes contadores de histórias, e faz aqui (mais) um belíssimo trabalho. Partindo de O Segredo do Espadão, de Jacobs, onde foi buscar todas as referências para esta aventura, cria neste O Último Espadão uma "continuação" muito bem conseguida, plena de acção, onde até há palco para brilharem personagens secundárias que se encontravam esquecidas. No desenho, nada a apontar, Teun Berserik e Peter Van Dongen, cumprem com rigor a linha jacobiana. Missão cumprida!
 

 



  • O Relatório de Brodeck, da editora Ala dos Livros
Preparem-se para uma viagem gráfica ao pior da natureza humana! A fama deste livro já procedia a sua edição, e justifica-se plenamente. A história crua e triste sobre o mal dos Homens. O ambiente transporta-nos para uma aldeia isolada, num pós-guerra com feridas por sarar, onde depois de um crime sem castigo, reina a desconfiança e o medo. O instinto de sobrevivência faz despertar as piores características do homem, e o autor Manu Larcenet ilustra-o n'O Relatório de Brodeck de forma brilhante. Num traço propositadamente rude e pouco dado a detalhes, trabalhando magnificamente sobre um jogo de sombras, submerge o leitor numa atmosfera pesada, enquanto assistimos no silêncio das páginas à banalização do mal, ao mais cobarde dos crimes. Não saímos indiferentes desta leitura! Numa edição toda ela pensada até ao pormenor, onde não falta uma marcador, a obre apresenta-se servida em versão integral, e num formato italiano, o que convém para um livro com mais de 300 páginas e 1,7kg de culpa peso.
 

 
 
 
 
  • O Corvo V - Inimigos Íntimos, da editora Ala dos Livros
É o único representante nacional nesta minha selecção. Sem qualquer desprimor pelos restantes bons e interessantes autores portugueses publicados, a verdade é que o Louro encontra-se actualmente num patamar superior. Está numa das suas melhores fases da carreira como autor e isso reflecte-se nos seus álbuns, onde assina o argumento e o desenho. Este quinto álbum d' O Corvo é um reflexo disso. Em Inimigos Íntimos, Louro começa a dar substância a todo este universo, e desta vez vamos até à infância do nosso herói para perceber (tentar) saber a origem da sua crise existencial. Sim, os heróis (os super) também sofrem disso. O resultado é, mais uma vez, uma brutalidade de luz e cor e... humor!
 

 



  • Apesar de Tudo, da editora Arte de Autor
Para quem conhecia Jordi Lafebre apenas pelo seu trabalho de desenhador em Verões Felizes (com o argumento de Zidrou), este Apesar de Tudo, onde se assume como autor completo, constitui uma das mais belas surpresas de 2021. Lafebre assina aqui a história de amor do ano. Contada de uma forma simples, e inteligente, com tempo, ao longo de 20 capítulos. Aliás, intencionalmente começamos a leitura do álbum justamente pelo último capitulo (ou será o primeiro?). E tudo funciona numa perfeita harmonia, a liberdade de Zeno e a responsabilidade de Ana, os encontros e desencontros, os diálogos e os ambientes, os desenhos e as cores. Acabamos a sua leitura de coração cheio, com a certeza que apesar de tudo, haverá sempre tempo. E este álbum, é para se ler duas vezes!






  • Blacksad 6 - Então, tudo cai (primeira parte), da editora Ala dos Livros
O que se pode dizer sobre o regresso de uma das mais conhecidas (e de sucesso) série antropomórfica do universo da banda desenhada? Neste sexto volume de Blacksad, o cenário transporta-nos agora para uma Nova Iorque, dos anos 50, numa América em pleno crescimento económico, o palco fértil para que esteja instalada uma sede de poder insaciável, ambições desmesuradas e claro muita corrupção. Juan Díaz Canalès explora bem todo este cenário, servindo-se uma vez mais de uma galeria rica de personagens, que criam as condições numa narrativa, que decompõe por camadas sociais todos os diversos interesses em jogo. Sobre a arte de Guarnido, repito-me "um desenho expressivo, com um traço rico em pormenores, a quem as cores dão um dimensão absolutamente extraordinária". Bem sei que se trata só da primeira parte da história, mas tudo já se revela bastante promissor, e já aguardo com expectativa pelo seu desenlace. 




Bom Ano Novo e que traga boas leituras! 

Nos próximos dias, conto trazer aqui o Balaço e a listagem de todos os lançamentos de 2021!

Sem comentários: