01 setembro, 2020

A rentrée de Setembro promete muitas e boas novidades

Rentrée. As nossas editoras parecem aquelas formiguinhas que trabalham todo o Verão, e chegam agora a Setembro e apresentam uma onda de novidades, capaz de satisfazer todos os gostos bedéfilos. Os lista de lançamentos que aqui apresento não é exaustiva, mas encontram-se aqui certamente das melhores novidades para este mês. Para quem já passou pela Feira do Livro de Lisboa é bem possível que já tenha encontrado algumas das edições aqui referidas, uma vez que alguns editores aproveitaram para um pré-lançamento. A chegada às livrarias e bancas ocorre durante este mês.


Começo pela «Balada para Sophie» numa edição TINTA-DA-CHINA, da já nossa muito conhecida e sobejamente apreciada dupla Filipe Melo / Juan Cavia. Já aqui tinha escrito sobre este lançamento e só me resta esperar que o meu livro chegue a casa. À confiança é de leitura altamente recomendada.

Da ALA DO LIVROS temos uma estreia mundial (em França o livro só será publicado a 11 de Setembro) com a edição de «New York Cannibals» da parceria François Boucq / Jerome Charyn, dupla da qual já temos por cá publicados «A Boca do Diabo» e «A Mulher do Mágico». Esta narrativa decorre vinte anos após a conclusão sangrenta de «Little Tulip» álbum inédito por cá, mas que a editora já garantiu a sua edição para 2021. Posto isto resta-me dizer que François Boucq é um autor bastante apreciado aqui deste lado.


Este mês a ARTE DE AUTOR acrescenta mais dois títulos à sua magnífica e irrepreensível colecção integral a preto-e-branco de Corto Maltese de Hugo Pratt. Os volumes «Fábula de Veneza» e «A Casa Dourada de Samarcanda» correspondentes aos números 7 e 8 da colecção, respectivamente, tem previsão de lançamento para 21 de Setembro.


A editora A SEITA traz-nos de novo o universo Lucky Luke. Depois do excelente «O Homem que matou Lucky Luke» segue-se agora um registo mais humorístico com a assinatura de Mawil. «Lucky Luke muda de Sela» é o novo livro da colecção 'Lucky Luke Visto por ...' de homenagens ao cowboy de Morris. Este álbum estará disponível na segunda metade de Setembro, em duas capas (a exclusiva da Fnac é a da direita), e também numa edição limitada vendida com um ex-libris assinado pelo autor.



Da editora ASA teremos três lançamentos este mês, incluindo uma novidade portuguesa. O primeiro deles ocorre precisamente hoje, dia em que chega às livrarias nacionais o quarto volume de «O Árabe do Futuro».

«O Árabe do Futuro 4 - Ser Jovem no Médio Oriente 1987-1992» a autobiografia gráfica de Riad Sattouf estará já disponível nas livrarias a partir de hoje. Um retrato real e humorístico de uma realidade desconcertante, difícil de perceber, revestido de uma lógica simples deliciosamente humorística mas que simultaneamente esconde uma critica corrosiva. Neste quarto volume, o pequeno Riad já é um adolescente. Uma adolescência tanto mais complicada quanto ele se sente completamente dividido entre as suas duas culturas – a francesa e a síria.

Da série televisiva «Stranger Things» temos um novo livro, o terceiro da colecção que que faz a adaptação da série de sucesso para banda desenhada. «Os Rapazes Zombies» é o volume que se segue.

E por fim, uma novidade toda ela portuguesa. João Amaral, autor de «A Voz dos Deuses», «A Viagem do Elefante», entre outros, pega de novo numa obra de um escritor português e adapta-o para a banda desenhada. Desta vez, a escolha recaiu sobre o romance da escritora Alice Vieira «Rosa, minha irmã Rosa».


Da DEVIR teremos finalmente a edição de «O Gourmet Solitário» de Jiro Taniguchi e Masayuki Kusumi, da colecção Tsuru da editora. Já anunciado há algum tempo e sucessivamente adiado, parece que agora é de vez que podemos acompanhar o gourmet solitário na na degustação de pratos japoneses, que lhe despertam emoções, pensamentos. Outra das novidades anunciadas, é o volume 5 do mangá «The Promised Neverland» de Kaiu Shirai e Posuka Demizu.


Da colecção «Clássicos da Literatura em Banda Desenhada» resultante da parceria entre a editora LEVOIR e a RTP, que já aqui tinha falado e revelado a lista completa dos títulos que compõem esta colecção, temos já a data de 4 de Setembro para o lançamento dos dois primeiros volumes. Trata-se de «A volta ao Mundo em 80 dias» de Júlio Verne, numa adaptação com argumento, desenho e cores de Chrys Millien, e «Alice no País das Maravilhas» de Lewis Carrol, numa adaptação com argumento de David Chauvel e desenho de Xavier Collette.



Ainda da editora LEVOIR teremos mais quatro volumes da colecção de Novelas Gráficas. «O Neto do Homem mais Sábio», «Rever Paris», «As Paredes tem Ouvidos» e «The New Deal» são os titulos que se seguem, correspondendo aos volume 3, 4, 5 e 6, com datas de lançamento em 5, 12, 19 e 26 de Setembro, respectivamente.


Da editora G.FLOY vamos receber o muito esperado «Berkenser - Exilado» da dupla Jeff Lemire / Mike Deodado e para fechar a série «Descender» o sexto e último volume, «A Guerra das Máquinas» de Jeff Lemire / Dustin Nguyen.

De forma resumida, ficam listados todos os lançamentos aqui mencionados:


4 comentários:

Antonio disse...

Não há fome que não dê em fartura... Na realidade apenas a obra "Balada para Sophie" me entusiasma verdadeiramente e fico na expectativa do "Gourmet Solitário". Estranho a ausência da DEVIR com outras obras (parece que apenas se concentram em manga e pouco mais.... - alguém da DEVIR Brasil devia vir cá pôr um dedo nisto...) Sobre a Coleção NG e da RTP já me pronunciei. Deixo apenas uma nota para a (esperada) falta de noção de calendarização e comercialização da Teorema numa obra em partes como é "O Árabe do Futuro" - demasiada décalage entre tomos, não reposição dos 1os volumes, etc. - esta seria uma boa oportunidade para vender o conjunto a um preço promocional, repondo os volumes anteriores, rectificando erros (como a letragem...). Estranho igualmente a ausência da Saída de Emergência e da Gradiva que, ao que parece, desistiram da excelente coleção Pequena Bedeteca dos Saberes (no original da Le Lombard, já com 29 volumes...) bem mais interessante que a "coisa" da RTP. Os pequenos editores (El Pep, Polvo, MMMNNNGRR/Chili com Carne, etc..) desapareceram do mapa?...

Optimus Primal disse...

Esse Gourmet Solitário parece interessante.Lucky Luke de bicla loooooool
Berkenser - Exilado um Conan genérico mais valia o original :

https://www.amazon.com/Savage-Avengers-Vol-City-Sickles/dp/1302916653

desenhado pelo Deodato.

Nuno Neves disse...

Que haja sempre fartura! Pessoalmente tenho interesse em vários lançamentos aqui anunciados, desde da «Balada» até ao «Caniballs», passando pelo «Corto» (estou a fazer esta colecção), pelo «Árabe», pelo «Goumert», pelo «Berkenser», por «Paris» :) haja espaço na bedeteca e dinheiro na carteira.

Sobre a Gradiva, também estranhei a ausência de novidades para agora, se considerarmos que estavam num bom ritmo de lançamentos. Quanto aos mais pequenos, apenas a Polvo tem um lançamento para Outubro.

Miguel Monteiro disse...

Por acaso também estranho a ausência da Gradiva,... estavam com um bom andamento e já não lançam nada das coleções que estão a editar há ´´bastante´´ tempo. Tirando o Estaline, que foi o último,...quanto á coleção dos Exploradores e dos Mitos não tem saído nada, principalmente dos Exploradores, já não sai nada há muito tempo, mesmo.